A última Pílula de Integridade de Cooperados abordou a origem do Programa de Integridade na Unimed Campinas e seus principais pilares.
O primeiro pilar de um Programa de Integridade é o Comprometimento da Alta Direção. Ele é o principal e mais importante pilar do Programa de Integridade, pois a Alta Direção deve apoiar e participar do planejamento e execução das ações relacionadas ao Programa.
Vale ressaltar que não há como implantar um Programa de Integridade sem o apoio da Alta Direção. Esse apoio é conhecido como “Tone from the Top” ou, em tradução livre, “Tom que vem do Topo”.
De nada vale ter um Programa de Integridade se a Alta Direção não apoiar, pois ela concede credibilidade ao Programa. É através da Alta Direção que são distribuídas as diretrizes institucionais para a condução do negócio de forma ética e em conformidade com as leis.
Foi o Conselho de Administração que aprovou o Código de Ética e Conduta e as Políticas Institucionais de Compliance da Unimed Campinas, assim como concedeu total apoio e independência da área de Compliance à condução e apuração de denúncias vindas do Canal de Transparência e às investigações de fornecedores através do processo de Due Diligence.
Nas próximas Pílulas, a Cooperativa demonstrará como atua nos demais pilares, trazendo cada vez mais transparência aos Cooperados da Unimed Campinas.
A Unimed Campinas mantém um canal para receber relatos de situações que estejam em desacordo com os preceitos acima ou demais condutas antiéticas nas relações inerentes à operação dos planos de saúde:
E-mail: unimedcampinas@aloetica.com.br
Telefone: 0800-227-7336
Site: aloetica.com.br/unimedcampinas
Em caso de dúvidas, entre em contato com a área de Compliance e Gestão Regulatória por meio do e-mail: compliance@unimedcampinas.com.br