Editorial
Prezados cooperados e cooperadas,
A Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada em 4 de fevereiro, aprovou, com 85,3% dos votos válidos, a mudança da precificação do benefício de assistência médica e hospitalar oferecido pela Cooperativa aos cooperados, dependentes e agregados. A alteração será implantada em 1º de abril de 2023.
A proposta aprovada respeitou um estudo prévio, cuidadoso e técnico, baseado em aspectos legais, regulatórios e estatutários e que incluem a Lei 5764/71, os regramentos da Agência Nacional de Saúde (ANS), o Estatuto Social e os cálculos atuariais e financeiros.
Diante de um cenário mercadológico de incertezas políticas e regulatórias, pós pandêmico e de alta sinistralidade na Saúde Suplementar, cabia à gestão um ato responsável em propor a mudança, possibilitando sustentabilidade à Cooperativa e com menor impacto ao cooperado.
A mudança dos valores permitirá uma subscrição adequada para a contabilização da receita oriunda desses planos, impactando positivamente na sinistralidade geral da Unimed Campinas, na ordem de 1,3%.
Por outro lado, o uso dos recursos da RATES – Reserva de Assistência Técnica, Educacional e Social – permitirá o subsídio de 100% do valor do cooperado e 30% do dependente.
Vale lembrar que a sustentabilidade da RATES é assegurada pela obrigatoriedade de sua constituição, visto que pelo menos 5% das sobras líquidas apuradas no exercício e de 100% dos atos não cooperativos são destinados a este fundo, além do fato da Lei do Cooperativismo determinar que os fundos legais não podem ser divididos entre os cooperados.
A mudança permitirá resultados positivos para a Cooperativa, consequentemente nas sobras e no princípio coletivo para os cooperados.
Nosso agradecimento a todos que participaram do processo democrático de discussão, lembrando que a saúde financeira da Unimed Campinas assegura o nosso posicionamento de mercado e a continuidade do nosso negócio.
Pedimos a atenta leitura às orientações apresentadas neste Em Foco. Muito obrigado!
Dr. Gerson Muraro Laurito
Diretor Presidente
Dr. João Lian Júnior
Coordenador do Conselho de Administração
Nova precificação do PAH é aprovada e entra em vigor em abril
O Plano de Assistência Hospitalar (PAH) dos cooperados da Unimed Campinas, dependentes e agregados passará por mudanças a partir de 01 de abril de 2023, conforme aprovado em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada em 4 de fevereiro.
As mudanças ocorrerão tanto no PAHN03, plano dos cooperados e dependentes, como no PAHN04, que reúne os agregados.
A proposta também prevê o uso dos recursos da Reserva Assistencial, Técnica, Educacional e Social (RATES) subsidiando 100% do valor dos cooperados ativos e remidos e 30% dos dependentes (cônjuge e filhos até 24 anos).
O que muda para os cooperados
Os cooperados e cooperadas não sofrerão nenhum impacto econômico com a mudança nem qualquer alteração relacionada às coberturas ou acomodação hospitalar. Isto porque a RATES, constituída de recursos que não podem ser distribuídos por meio de sobras, seguirá subsidiando o benefício. Permanecem inalteradas todas as coberturas, inclusive as de abrangência nacional, bem como a acomodação em quarto privativo. Haverá apenas a substituição do valor único por faixa etária, permitindo entrada de receita contábil adequada e, portanto, impacto positivo na sinistralidade geral da Cooperativa.
O que muda para os dependentes
Para os dependentes inscritos no PAHN03, a principal mudança diz respeito à inclusão do subsídio de 30% nos novos valores do plano, que deixam a faixa única e passam a considerar a faixa etária do beneficiário. Nesses termos, 62% dos beneficiários pagarão um valor inferior ao praticado na vigência da faixa única, fixada, no modelo anterior, em R$ 265,11. Em termos de coberturas e acomodação hospitalar nada muda.
Como fica o plano para cooperados e dependentes
Confira a tabela de preços por faixa etária aplicada aos beneficiários do plano PAHN03, com o subsídio de 100% para cooperados e 30% para dependentes com recursos da RATES:
*Até a 7ª faixa etária, o novo valor, subsidiado, será inferior ao anteriormente fixado em R$ 265,11/mês para todas as faixas.
O reajuste anual acontecerá a cada 12 (doze) meses, na data base do contrato (abril de cada ano), com base na apuração de resultados entre receita e custo, seguindo as regras de contratos coletivos.
ATENÇÃO: Os cooperados interessados em incluir ou excluir dependentes para essa vigência de 01 de abril poderão fazê-lo até o dia 13 de março por meio de registro de solicitação via Canal do Cooperado, acessando no menu: Cooperado >> Área de Solicitações >> Nova Solicitação >> BENEFÍCIO PAH COOPERADO – 535579 E 535580 >> Detalhamento: Contratação do Plano e/ou inclusão de Dependentes:
O que muda para os agregados
Embora já contemplasse valores por faixa etária e coparticipação, o plano PAHN04, que reúne os agregados, apresentou um desequilíbrio e, portanto, os valores das mensalidades foram revistos. No entanto, comparado aos planos ofertados pelo mercado e com o próprio plano de Pessoa Física da Unimed Campinas (disponível para novas vendas), a proposta para o plano de agregados é muito menor (cerca de 50% menor que planos restritos da concorrência).
A exemplo do plano dos cooperados e dependentes, o dos agregados passa a considerar a taxa de utilização na definição do índice anual de reajuste.
E atendendo a pedido de muitos cooperados, o plano de agregados passa a ser oferecido em dois modelos de acomodação (coletiva e privativa). A escolha passa a ser do cooperado.
ATENÇÃO: Os interessados em migrar seus agregados para a acomodação em quarto coletivo devem informar a área de Gestão de Relacionamento com Cooperados até o dia 13 de março por meio de registro de solicitação no Canal do Cooperado:
Cooperado >> Área de Solicitações >> Nova Solicitação >> BENEFÍCIO PAH AGREGADO – 535581 >> Detalhamento: Escolha do Tipo de Acomodação >> Ciente das Informações: >> Assinalar a opção da acomodação:
Sem este aviso, os agregados continuarão na opção de quarto privativo. Caso, após a mudança, seja feita a escolha de retorno à acomodação privativa, haverá uma carência de 06 (seis) meses.
A importância de mudar agora
A saúde suplementar em geral apresentou seu pior resultado em 2022. Na Unimed Campinas não foi diferente. A Cooperativa deve fechar a contabilidade do ano passado com 91,4% de sinistralidade, a maior da sua história recente. Isto, somado à instabilidade política e econômica do país – que gera insegurança regulatória – e à concorrência acirrada das operadoras de baixo custo, tem exigido da gestão a implementação de ações diversas em favor da sustentabilidade atual e futura.
A revisão do PAH é uma dessas ações. Ajustar valores, implantar a precificação por faixa etária e o reajuste anual pela taxa de utilização são ações necessárias e permitirão melhor resultado na sinistralidade da Cooperativa.
Ganhos gerados pela mudança
Muitas serão as vantagens aos cooperados e à Cooperativa relacionadas ao ajuste na precificação do PAH.
A receita aumenta e o resultado da Cooperativa melhora, permitindo retorno financeiro ao cooperado por meio de sobras.
Está assegurado ao cooperado o subsídio integral do plano e a inclusão de subsídio de 30% aos dependentes, mesmo com a adoção da precificação por faixa etária.
Considerando os novos valores, 62% dos beneficiários dependentes de cooperados passam a pagar um valor inferior ao anteriormente praticado.
Os preços que vigoram a partir de abril nos Planos PAHN03 e PAHN04 são bem inferiores aos dos produtos comercializados pela Cooperativa.
O que o cooperado precisa fazer após a aprovação
Os planos de cooperados, dependentes e agregados serão migrados, automaticamente, para o novo modelo.
Se não houver nenhuma mudança por parte do cooperado, continuam válidos os mesmos cartões de identificação. A carteirinha física dos agregados só será trocada se houver a mudança do plano de acomodação de privativo para coletivo.
Caso não haja nenhuma solicitação de mudança, a migração acontecerá sem nenhuma intervenção.
Fique atento ao prazo de 13 de março se desejar alterar a acomodação de privativa para coletiva de seu agregado ou qualquer alteração cadastral que deseje ou necessite realizar.
Importante incentivar o uso do APP por parte de todos os beneficiários, onde estão disponibilizadas todas as informações acerca do plano de saúde, acessos e cartão digital, sem necessidade de uso de cartão físico.
Lembre-se:A Área de Gestão de Relacionamento com o Cooperado está à disposição para auxiliar em quaisquer dúvidas. Utilize os seguintes contatos:
Telefone: (19) 3735-7014
WhatsApp: (19) 3735-7015
Atendimento por videochamada
Atendimento presencial: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h