08.03.2024
Celebração da Força Feminina na Medicina: uma homenagem Especial às Médicas Cooperadas da Unimed Campinas
Cooperadas e Cooperados,
Neste dia especial, celebramos com muita honra e respeito a extraordinária contribuição das mulheres na medicina. Em contexto histórico, o Dia Internacional da Mulher teve início em 1908. Era um período marcado pelas lutas por igualdade de gênero e justiça social. Naquela época, mulheres corajosas e valentes se ergueram contra a opressão e a desigualdade, reivindicando direitos iguais e lugares na sociedade.
Hoje, este dia ultrapassa fronteiras e culturas, tornando-se uma celebração global de resiliência, determinação e conquistas das mulheres em todos os aspectos da vida. Na medicina, essa celebração também é muito significativa. Dessa forma, expressamos às médicas cooperadas da Unimed Campinas nossa mais profunda gratidão e admiração pelo compromisso incansável com o bem-estar e a saúde de nossos pacientes e comunidade. Vocês são agentes de cura, líderes inspiradoras e fontes de apoio para todos aqueles que buscam acolhimento e parceria.
A dedicação à profissão é evidente em cada consulta, em cada diagnóstico e em cada gesto de cuidado. Em meio aos desafios diários, vocês ainda demonstram serenidade, força e uma sabedoria incomparável nas decisões, o que as tornam essenciais em nossa cooperativa.
Neste Dia Internacional da Mulher, queremos celebrar, além das conquistas profissionais, a essência e a individualidade de cada uma de vocês nos diversos papéis exercidos (mãe, irmã, amiga, esposa, namorada, avó etc.).
Às médicas cooperadas da Unimed Campinas e a todas as mulheres: que vocês sejam sempre lembradas pela capacidade de transformar o mundo!
Algumas reflexões sobre os Desafios das Mulheres Médicas e a importância do 8 de março:
“Para mim, os maiores desafios da mulher na medicina é ter a credibilidade como profissional competente e concorrente a cargos de salários iguais, além de ter que conviver com o preconceito da “fragilidade feminina”. A data de 8 de março faz as pessoas lembrarem do poder feminino em todos os sentidos e sua capacidade de mudar o mundo para melhor!”
Dra. Carla Rosana Guilherme Silva – Clínica Médica e Conselheira do Conselho de Administração da Unimed Campinas
“Os desafios das mulheres médicas incluem desigualdade salarial, dificuldade de ascensão profissional e conciliação entre vida pessoal e a alta carga de trabalho que a profissão exige. Tudo isso associado à obrigatoriedade de uma rotina intensa de estudos para atualização. O Dia Internacional da Mulher é importante para reconhecer suas contribuições na área da saúde, sociedade, promover igualdade de gênero e destacar a importância de ambientes de trabalho inclusivos e equitativos.”
Dra. Cybelle Assad – Médica Clínica Geral e Superintendente de Provimento à Saúde na Unimed Campinas
“Para mim, um dos principais desafios das mulheres médicas, entre tantos, é conseguir conciliar a vida profissional com a pessoal, dando a todo momento atenção e priorizando as atividades diárias. Não existe um modelo que possa ser aplicado a todas as situações, é preciso organizar a vida diariamente. No dia 8 de março devemos lembrar que ainda vivemos em uma cultura na qual a mulher nem sempre tem seu valor reconhecido e tampouco está no mesmo patamar de importância que os homens!”
Dra. Dulce Zanardi – Médica Neonatologista e Gerente de Provimento à Saúde na Unimed Campinas
A todas as mulheres, parabéns por suas conquistas ao longo da história!
Feliz Dia Internacional da Mulher!