28.01.20226
O campo “identidade de gênero” permitirá oferecer um cuidado ainda mais direcionado e personalizado, reforçando nosso compromisso em promover saúde, bem-estar e respeito à diversidade, valores essenciais da Unimed Campinas.
No sistema RES, essa informação estará visível no campo “Gênero”, contendo uma das siglas abaixo de acordo com o Guia da ANS:
- Mulher cis – mulher que se identifica com o sexo biológico com o qual nasceu.
- Homem cis – homem que se identifica com o sexo biológico com o qual nasceu.
- Mulher trans – mulher que se identifica com o gênero feminino, ainda que esse não tenha sido o gênero que determinaram em seu nascimento.
- Homem trans – homem que se identifica com o gênero masculino, ainda que esse não tenha sido o gênero que determinaram em seu nascimento.
- Não-binário- Pessoas que não se identificam exclusivamente como homem ou mulher, podendo se identificar como ambos, nenhum ou outra identidade de gênero.
Confira abaixo um exemplo de como essa informação é exibida nas telas do sistema:
Além de ampliar a inclusão e fortalecer a relação com os diversos grupos de beneficiários, essa alteração também contribui para evitar riscos regulatórios.
A necessidade dessa atualização foi identificada durante um projeto do Programa COLAB, iniciativa de inovação da Unimed Campinas que transforma ideias em soluções para aprimorar processos e cuidados dentro da Cooperativa. Os dados disponibilizados são tratados de forma segura e utilizados exclusivamente para fins de cuidado em saúde, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Sua atenção a esse campo faz toda a diferença. Solicitamos que essa informação seja considerada como parte do protocolo.
A correta identificação da identidade de gênero apoia decisões clínicas, reduz riscos regulatórios e reforça nossa aderência às melhores práticas em saúde.
A atuação comprometida dos cooperados sustenta a qualidade que diferencia a Unimed Campinas.
Agradecemos sua parceria em mais esse passo para aprimorar nossa prática assistencial.
