Editorial
Prezado(a) colega,
No último dia 25, realizamos na Expo Dom Pedro, a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) que teve como ordem do dia:
- Apresentar o macro estudo acerca do Plano Auxílio Funeral (PAF)
- Deliberar sobre a suspensão da elegibilidade para recebimento do Benefício Proporcional Diferido (BPD) a cooperados que não exerceram a opção no prazo de 30 (trinta) dias, após a convocação ocorrida em janeiro de 2023 e cooperados elegíveis a partir do exercício de 2024
- Instituir Comissão de Reestruturação do Plano Auxílio Funeral (PAF), com a eleição dos cooperados da UNIMED CAMPINAS COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO para a comporem, objetivando a elaboração de uma proposta de reestruturação do Plano Auxílio Funeral (PAF) e aprovação de nova regulamentação em assembleia a ser futuramente convocada
Os cooperados presentes na AGE compreenderam a necessidade de revisão e reestruturação do Benefício Proporcional Diferido (BPD), chamado comumente de PAF em Vida, aprovaram a suspensão temporária do benefício aos novos elegíveis a partir da data desta AGE e criou-se uma comissão, eleita na própria AGE, que se dedicará aos estudos e propostas para essa ação de solidariedade, tão relevante para nós, cooperados.
A comissão constituída já realizou a primeira reunião de forma presencial, na sede da Unimed Campinas no dia 28/11 e as próximas reuniões já estão agendadas. A comissão será responsável por se aprofundar nos estudos e analisar eventuais sugestões enviadas por colegas, antes de apresentar em AGE futura, as novas propostas de encaminhamento.
Nossos agradecimentos especiais a todos que se dispuseram a compor a Comissão de Reestruturação do PAF, desejando aos eleitos pleno sucesso e ratificando total apoio da gestão na condição de agente facilitador, a fim de que o melhor resultado seja alcançado.
Dr. Gerson Muraro Laurito
Diretor Presidente
Dr. João Lian Junior
Coordenador do Conselho de Administração
As decisões da AGE de 25/11/2023
Uma comissão composta por sete cooperados de diferentes faixas etárias foi constituída para estudar e propor a Reestruturação do Plano Auxílio Funeral. Compõem a comissão quatro representantes da gestão.
Concessão do PAF por falecimento segue sem alteração.
Suspensão temporária do PAF em Vida aos novos elegíveis é imediata.
A plenária da Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada na manhã de sábado, dia 25 de novembro, no Expo Dom Pedro, em Campinas, aprovou a suspensão temporária do PAF em Vida aos novos cooperados elegíveis e elegeu a Comissão de Reestruturação que vai estudar e propor um novo regramento à concessão por mérito.
Vigente desde 2009 para os cooperados a partir de 65 anos de idade e 35 anos de filiação à Cooperativa, o PAF em Vida necessita de atenção e novas propostas. E isto se deve ao descasamento entre o montante arrecadado pela doação regular de consultas e o benefício indenizado, fato que, ao longo do tempo, gerou uma fila de elegíveis, com tempo de espera pela indenização.
Até 2018, os elegíveis que solicitavam a antecipação de 20%, 40% ou 60% do benefício eram indenizados em, no máximo, 15 meses. De 2019 a 2022, impactado pelas incertezas da pandemia, o volume de solicitações cresceu consideravelmente, elevando, ano a ano, o tempo de espera na fila, que passou de dois anos e meio em 2020 para mais de três anos em 2021, e chegando a quatro anos para os solicitantes elegíveis de 2022. Neste ano de 2023, a previsão de recebimento dos que pediram a antecipação em janeiro é o mês de outubro de 2027, o que representa mais de 4 anos e meio de espera. O tempo longo de espera e a fila cada vez maior demandaram a necessidade urgente de rever as regras do benefício, desta vez pelas mãos de uma Comissão de Reestruturação formada por cooperados de diferentes faixas etárias e eleita democraticamente.
A interrupção da concessão do PAF em Vida aos novos elegíveis, aprovada pela AGE, é imediata e abrange os cooperados que tinham direito ao benefício em janeiro de 2023, mas não solicitaram a antecipação, bem como os elegíveis à concessão por mérito em janeiro de 2024.
Comissão tem representatividade em sete faixas etárias de cooperados
Um total de 38 cooperados e cooperadas se inscreveram para participar da eleição da Comissão de Reestruturação do PAF em Vida que tem sete dos 11 membros com direito a voz e voto. Os outros quatro membros são da gestão, sendo dois do Conselho de Administração (CA) e dois da Diretoria Executiva (DE), dedicados em oferecer suporte técnico e administrativo ao desenvolvimento dos estudos.
Cada uma das sete faixas etárias de cooperados conta com um representante. Os nomes dos eleitos que receberam da plenária a maior votação são:
Constou em ata, a ordem dos eleitos em cada faixa etária, permitindo, em caso de necessidade, a substituição do eleito pelos candidatos em ordem de votação.
Ficou estabelecido que, após a conclusão dos estudos, a proposta será apresentada em nova AGE.
Para entender o PAF e sua evolução
O Plano Auxílio Funeral (PAF) é o programa de solidariedade entre os cooperados da Unimed Campinas que se dispõem a contribuir, por meio de doações de valores correspondentes a consultas, quando da morte de um colega ou de sua invalidez ou, ainda, por mérito, conforme o regulamento.
No caso de falecimento, o benefício à família do(a) cooperado(a) contribuinte é de 6.000 consultas. Quando se trata de invalidez, a indenização corresponde a 3.600 consultas.
Já o PAF em Vida, instituído em novembro de 2009, se destina aos cooperados e cooperadas que atingem 65 anos de idade e 35 anos de atuação como sócio(a) da cooperativa, os quais podem optar por receber o benefício do PAF em Vida, mediante as seguintes regras:
Antecipação de 20% = 1.200 consultas
A antecipação é deduzida do montante de 6.000 consultas asseguradas quando do falecimento do(a) cooperado(a). Exclusivamente neste caso, é possível requerer uma segunda antecipação de mais 20% ou de mais 40% após cinco anos da primeira. Ao fazer a opção por mais 20%, o beneficiário é desligado do PAF, mas pode seguir como cooperado. Se optar por mais 40%, se desliga também da Cooperativa e passa à condição de sócio remido.
Antecipação de 40% = 2.400 consultas
Nesta escolha, o(a) cooperado(a) é desligado(a) do PAF, mas pode seguir como cooperado.
Antecipação de 60% = 3.600 consultas
Ao optar por este percentual, o(a) cooperado(a) se desliga da Cooperativa, tornando-se sócio remido.
Considerações finais
O PAF é uma ação coletiva entre os Cooperados da Unimed Campinas. Teremos uma comissão eleita para os estudos e propostas, visando oferecer ainda mais valor à solução, que com certeza será apresentada.
Nossos agradecimentos aos cooperados que se disponibilizaram a trabalhar em nome de todos os demais. A comissão poderá contar com o apoio de todos nós e incentivamos todos os colegas a apresentarem sugestões.
Todos nós cooperados almejamos que a Comissão de Reestruturação encontre a melhor solução possível, tanto em favor dos que já estão, como dos que virão a participar do PAF no futuro.
Todo Sucesso à Comissão! Que os trabalhos tenham êxitos e a missão se cumpra da melhor maneira.