11.08.2025
Pagamento do BEM+ e próximo Cooperativa em Suas Mãos
O Dr. Gerson Muraro Laurito, Diretor Presidente da Unimed Campinas, tem um anúncio importante a fazer sobre o Pagamento do BEM+, o Programa de Remuneração Variável da Unimed Campinas, e sobre os resultados da Cooperativa no segundo trimestre de 2025.
Assista ao vídeo abaixo:
Mais detalhes sobre o pagamento do BEM+ e outros assuntos relevantes aos cooperados serão compartilhados na próxima edição do Cooperativa em Suas Mãos, que acontece no dia 20 de agosto (quarta-feira), às 19h, online pelo ZOOM.
Lembramos que um dos indicadores do Programa BEM+ está associado à participação em eventos e treinamentos da Cooperativa. Portanto, faça a sua inscrição pelo botão abaixo e participe!
Obrigatoriedade de comunicação de negativas aos beneficiários
Informamos que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou a Resolução Normativa nº 623/2024, que trata dos direitos e deveres dos beneficiários de planos de saúde, estabelecendo critérios mais claros para garantir transparência, previsibilidade e segurança nas relações entre operadoras, prestadores de serviços e usuários.
Um dos principais pontos da norma é a obrigatoriedade da comunicação formal e fundamentada de negativas de cobertura assistencial aos beneficiários.
O que diz a RN 623/2024:
Art. 11. A operadora deve garantir ao beneficiário acesso às informações necessárias para o exercício de seus direitos e para a correta utilização do plano de saúde, assegurando que essas informações estejam disponíveis de forma clara, adequada e ostensiva.
§3º Nos casos de negativa de cobertura assistencial, a operadora deve informar ao beneficiário, por meio físico ou eletrônico, o motivo da negativa, de forma clara, fundamentada e com base na legislação vigente, inclusive com a indicação do número do protocolo de atendimento.
Dessa forma, desde 01/07/2025, passamos a disponibilizar, por meio do aplicativo, a comunicação formal das negativas de atendimento, procedimentos, exames ou tratamentos aos beneficiários.
A referida regulamentação visa assegurar que a negativa seja devidamente justificada, com fundamentos técnicos e legais que embasem a decisão. Essa medida tem como objetivo assegurar o direito à informação, prevenir conflitos e promover uma relação mais transparente e segura com os usuários do plano de saúde.
Orientações aos médicos cooperados:
- Sempre que houver recusa na realização de um procedimento, exame ou solicitação, é necessário informar o beneficiário de forma clara e documentada;
- A justificativa deve conter embasamento técnico e estar alinhada à legislação vigente, considerando também os limites contratuais e as Diretrizes de Utilização (DUTs) definidas pela ANS;
- No ato da solicitação da guia, atente-se sempre à UNCP executante e à cobertura conforme o ROL de procedimentos e Diretrizes Clínicas da ANS;
- Em caso de negativa por parte da operadora, registre o ocorrido e oriente o paciente a procurar os canais oficiais de atendimento da Unimed Campinas para esclarecimentos e formalização;
- O médico cooperado também pode consultar o status da guia pelo RES, identificando se houve autorização ou negativa de cobertura. Confira como realizar essa consulta no passo a passo abaixo:
Pesquisa >> Consulta Situação da Guia

Colocar o número da guia sem o digito

A colaboração dos médicos cooperados é fundamental para garantir o cumprimento da normativa, promover o direito à informação dos beneficiários e fortalecer a confiança e a qualidade do cuidado prestado.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Gestão de Relacionamento com o Cooperado:
· Telefone: (19) 3735-7014 – segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
· WhatsApp: (19) 3735-7015 – segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
· E-mail: relacionamentocoop@unimedcampinas.com.br
· Videochamada: disponível mediante agendamento no Canal do Cooperado
· Presencial: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Efetivação de Pagamento da Produção Médica
Informamos que a efetivação do pagamento ocorre sempre no dia 12 de cada mês, de acordo com o expediente bancário. Caso o dia 12 seja no final de semana ou feriado, o pagamento será realizado no próximo dia útil.
Lembramos que é possível consultar os detalhes da Produção Médica a ser paga a partir do dia 6 de cada mês no Canal do Cooperado. O calendário de pagamentos também está disponível para consulta. Basta selecionar no menu superior a opção:
Dados de Produção >> Calendários de Produção >> Pagamento
Regras sobre Produção Mínima Obrigatória
Lembramos que, a fim de manter a condição regular de cooperado, é necessário o cumprimento da produção mínima obrigatória, estipulada em 45 Atos Cooperativos por trimestre.
Reforçamos que o Regimento Interno da Unimed Campinas (Art. 12, incisos IV, V e VI) dispõe sobre tal regra e detalha os procedimentos aos quais o cooperado pode ser submetido caso apresente produção abaixo do mínimo estipulado ou produção nula.
O Regimento Interno está disponível para consulta no Canal do Cooperado > Normas > Normas Unimed Campinas > Regimento Interno:

Encerramento da Parceria com a Kinto Toyota
Informamos que a parceria com a Kinto Toyota, que oferece aos médicos cooperados a locação mensal de veículos com condições diferenciadas, será encerrada em 31/08/2025.
Até essa data, ainda é possível aproveitar as condições da tabela vigente, que você pode conferir no botão abaixo:
As ofertas para cooperados com CNPJ estão disponíveis para diversos modelos, e a locação inclui seguro dos veículos e contra terceiros por apólice securitária, revisões na rede de concessionárias e a qualidade dos produtos e do atendimento Toyota.
Para cooperados (pessoa física) seus dependentes e agregados, o desconto será em locações diárias do produto KINTO Share, realizadas nas concessionárias Nippokar em Campinas, Mogi Mirim e Piracicaba.
Além disso, haverá um desconto de R$3.000,00 em acessórios para quaisquer veículos locados e tanque cheio no momento da retirada, sem a necessidade de devolução nas mesmas condições ao término do contrato, para o produto KINTO One Personal.
Caso haja interesse, é possível entrar em contato com Valeria Umeda (consultora Toyota), pelos telefones (19) 3014-7211 ou (19) 99281-6717.
Para acessar o voucher no canal do cooperado:
Cooperado > Espaço Parcerias >Toyota Nippokar
*Sujeito à aprovação e análise de crédito por parte da Kinto