188ª Edição | Maio

Convite: Cooperativa em Suas Mãos

13.05.2024

Convidamos você para participar da próxima edição do Cooperativa em Suas Mãos.

No encontro, divulgaremos os resultados financeiros do primeiro trimestre de 2024 e os detalhes da bonificação do Bem+, o Programa de Remuneração Variável da Unimed Campinas.

Anote na agenda!

Dia 20/05, segunda-feira, às 19h, online, pelo Zoom.

Novas Normas Técnicas

A Unimed Campinas informa que entrarão em vigor as novas versões das Normas Técnicas abaixo relacionadas, que estão disponibilizadas para consulta no Canal do Cooperado.

Para acessá-las, basta selecionar, no menu superior, a opção “Normas > Normas Unimed Campinas > Normas Técnicas”.

  • 31403026 – BLOQUEIO DE NERVO PERIFÉRICO – NERVOS PERIFÉRICOS
  • Versão 01
  • Vigência a partir de 17.05.2024
  • 30715059 – CIRURGIA ENDOSCÓPICA DA COLUNA VERTEBRAL – HÉRNIA DE DISCO LOMBAR
  • Versão 03
  • Vigência a partir de 17.05.2024

Conheça as modalidades de atendimento da ADUC

A Assistência Domiciliar Unimed Campinas – ADUC oferece diversas modalidades de atendimento, como curativo domiciliar (pacientes acamados, com acessibilidade restrita inclusive para cadeira de rodas) e ambulatorial (pacientes que deambulam e/ou utilizam dispositivos como: cadeira de rodas, muletas, etc.), oxigenoterapia, medicamentos injetáveis, troca de dispositivos (gastrostomias e cateteres vesicais), fisioterapia respiratória e motora (indicações específicas) e equipe multiprofissional para pacientes em cuidados paliativos. 

Lembramos que a assistência domiciliar não está inclusa no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A disponibilidade da assistência fornecida pela ADUC é realizada por deliberação da Cooperativa, com a condição de que os critérios de elegibilidade sejam atendidos.

Para cada uma dessas modalidades há critérios de elegibilidade específicos que consideram a condição clínica e indicação do tipo de atendimento.

Confira abaixo os critérios gerais para o atendimento domiciliar

  • Ser cliente da Unimed Campinas, excluindo os casos de carência e inadimplência do plano;
  • Residir na área de abrangência da Unimed Campinas (área de ação sujeita a consulta prévia de disponibilidade);
  • Residir em ambiente com suprimento de água potável, energia elétrica e meio de comunicação;
  • Residir em local que possua acessibilidade para a entrada de ambulância (Unimed Help) e acesso à rede de transporte público;
  • Ser acamado, com acessibilidade restrita inclusive para cadeira de rodas;
  • Atender aos critérios de elegibilidade da modalidade de atendimento indicada na solicitação médica;
  • Dispor um cuidador responsável, apto a realizar os cuidados e disponível 24 horas por dia.

O papel do cuidador é fundamental para o sucesso do atendimento domiciliar, já que auxilia nas atividades de vida diárias e promove a integração do paciente com o tratamento. Sua função é exercer o cuidado seguindo as orientações dos profissionais da equipe.

Para tirar dúvidas e obter mais informações, o cooperado pode entrar em contato com a ADUC pelo e-mail atendimentoaduc@unimedcampinas.com.br

Jeito de Cuidar: focando na experiência do cliente

O Jeito de Cuidar Unimed foi criado para colocar o beneficiário no centro do negócio e promover uma cultura focada em entregar a promessa da nossa marca (cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas). E para que isso seja possível, o programa preconiza algumas diretrizes a serem levadas em consideração na implementação de ações para os nossos clientes. São elas:

  • Linguagem e percepção: as mensagens-chave aos clientes devem refletir o propósito da nossa marca e influenciar a percepção dos beneficiários, estabelecendo vínculos emocionais e gerando memórias afetivas. É importante sempre questionar como o cliente se sente cuidado e como a Unimed contribui para sua história.
  • Canais de comunicação: devem ser usados com a finalidade de aproximar os beneficiários. Especialmente nas redes sociais, é importante utilizar um tom de voz próximo e humano, visando inspirar e motivar o bem-estar. Na mídia offline, como jornais e revistas, é recomendado destacar histórias que demonstrem o cuidado como diferencial da marca.
  • Ações de engajamento: as ações desenvolvidas devem às necessidades individuais dos beneficiários e promover o diálogo e a confiança, refletindo o Jeito de Cuidar Unimed. Exemplos incluem atender aos desejos de pacientes internados, realizar ações no Dia do Cliente, registrar vídeos com histórias de cuidado e realizar ações de ativação com temas relacionados ao bem-estar.

Na nossa Cooperativa, as ações do Jeito de Cuidar também fazem parte do PEUC – Planejamento Estratégico da Unimed Campinas, e dentre elas está a Voz do Cliente, que tem como objetivo a coleta contínua das experiências, expectativas, preferências e necessidades dos clientes ao longo de sua jornada de relacionamento com a Cooperativa.

Essa coleta se dá por meio de uma variedade de métodos de pesquisa, tanto qualitativos quanto quantitativos, e outras ferramentas de comunicação. O objetivo é entender profundamente as percepções dos clientes para desenvolver estratégias que impulsionem os objetivos de negócio e aprimorem a experiência dos beneficiários. Essa prática vai além do departamento de Relacionamento com o Cliente, sendo estendida para todas as áreas da Unimed Campinas.

Relatórios trimestrais são compartilhados com as gerências para acompanhar a percepção dos clientes, e situações críticas são abordadas em colaboração com outras áreas para melhorar processos ou resolver problemas. O foco principal é disseminar uma cultura centrada no cliente em toda a organização, podendo também ser implementada em consultórios e clínicas para aprimorar a satisfação dos pacientes.

Na próxima edição do #boletim, você fica sabendo mais sobre as diretrizes do Jeito de Cuidar Unimed para os cooperados, e conhece mais das ações desenvolvidas pela Unimed Campinas.