187ª Edição | Maio

Convite: Cooperativa em Suas Mãos

06.05.2024

Convidamos você para participar da próxima edição do Cooperativa em Suas Mãos.

No encontro, divulgaremos os resultados financeiros do primeiro trimestre de 2024 e os detalhes da bonificação do Bem+, o Programa de Remuneração Variável da Unimed Campinas.

Anote na agenda!

Dia 20/05, segunda-feira, às 19h, online, pelo Zoom.

Nova funcionalidade do WhatsApp e Chat Online para beneficiários

Para melhorar ainda mais a experiência dos nossos beneficiários com nossos canais de atendimento, a partir de agora é possível o envio de laudos médicos e outros documentos diretamente pelo WhatsApp ou Chat Online da Unimed Campinas.

A nova funcionalidade traz benefícios principalmente para quem possui exames ou procedimentos em análise na auditoria médica, agilizando o processo e trazendo mais comodidade para o paciente. Nesse fluxo de atendimento, é comum o médico auditor pedir laudos e documentos auxiliares para complementar a análise e dar melhor embasamento à solicitação.

Sempre que solicitado, o beneficiário poderá entrar em contato por meio do nossoWhatsApp (19) 99605-5575, ou falar com a Camila, nossa Assistente Virtual, disponível no site e no Aplicativo Unimed Campinas, informando o número da guia que está em análise.

É importante lembrar que, pelo WhatsApp ou Chat Online, os beneficiários também podem consultar o status da guia, ativar guia futura ou revalidar uma guia vencida.

Jeito de Cuidar: Reforçando nossa cultura organizacional

O Jeito de Cuidar Unimed foi criado para colocar o beneficiário no centro do negócio e promover uma cultura focada em entregar a promessa da nossa marca (cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas), e uma das formas de atingir este objetivo é reforçando nossa cultura organizacional dentre os colaboradores.

Os diferenciais da Unimed Campinas não estão apenas na sua estrutura e processos, mas na atitude e compromisso das pessoas em fazer o Jeito de Cuidar acontecer. Isso exige engajamento de todos os colaboradores, independentemente do nível hierárquico, para garantir uma experiência de cuidado genuína em todos os momentos.

E para que haja um alinhamento de cultura organizacional que possibilite esse engajamento, o Jeito de Cuidar Unimed preconiza algumas diretrizes a serem levadas em consideração na implementação de ações para os colaboradores, e que já são consideradas pela Unimed Campinas. São elas:

  • Linguagem e percepção: as mensagens-chave aos colaboradores  devem destacar a importância de uma identidade única e reforçar o compromisso com o cuidado e a excelência. Além disso, competências essenciais, como cooperação, excelência, encantamento do cliente e gestão emocional – são consideradas para orientar o comportamento esperado dos colaboradores.
  • Canais de comunicação: promover uma comunicação eficaz com os colaboradores é essencial para mantê-los engajados. As informações sobre o Jeito de Cuidar devem ser divulgadas por meio de ferramentas como boletins internos, mural, TV e redes sociais corporativas.
  • Ações de engajamento: criação de iniciativas que visam melhorar o clima organizacional, promover a valorização profissional, o autocuidado, o acolhimento e incentivar o bem-estar, reforçando o senso de pertencimento. Dentre elas, estão rodas de diálogo, encontros, palestras, gincanas, entre outros.
  • Compromisso com as pessoas: o Jeito de Cuidar incentiva a empatia e o respeito ao próximo, promovendo um ambiente onde todos se dedicam ao cuidado das pessoas. Para garantir eficiência, é essencial que os colaboradores se sintam integrados e conscientes de sua responsabilidade, promovendo a colaboração e reforçando a cultura organizacional da Cooperativa.

Na nossa Cooperativa, as ações do Jeito de Cuidar também fazem parte do PEUC – Planejamento Estratégico da Unimed Campinas, e dentre elas estão a criação de uma Trilha de Intraempreendedorismo e do programa COLAB, que têm como objetivo disseminar a cultura de inovação.

Dentro da Trilha de Intraempreendedorismo, 16 colaboradores escolhidos pelas lideranças participam de uma formação de 5 meses para que se tornem agentes de inovação e novas práticas em áreas de negócio estratégicas da Cooperativa. Dentre os aprendizados, estão ferramentas e metodologias de inovação, além da aplicação dos conhecimentos em um projeto prático.

Já o COLAB, que tem foco na melhoria contínua, possibilita que todos os colaboradores usem seu potencial criativo e habilidades técnicas para proporem ideias inovadoras que ajudem a melhorar as rotinas de trabalho. O projeto já conta com 10 projetos de inovação, e os 47 colaboradores participantes são apoiados por ferramentas e metodologias de inovação, além de sessões de orientação com facilitadores.

Nas próximas edições do #boletim, você fica sabendo mais sobre as diretrizes do Jeito de Cuidar Unimed para os cooperados e beneficiários, e conhece mais das ações desenvolvidas pela Unimed Campinas.

Conheça as modalidades de atendimento da ADUC

A ADUC – Assistência Domiciliar da Unimed Campinas realiza atendimento em caráter temporário, especializado e multidisciplinar em domicílio, proporcionando melhoria na qualidade de vida do paciente e de seus familiares.

O serviço oferece diversas modalidades de atendimento, como curativo domiciliar (pacientes acamados, com acessibilidade restrita inclusive para cadeira de rodas) e ambulatorial (pacientes que deambulam e/ou utilizam dispositivos como: cadeira de rodas, muletas, etc.), oxigenoterapia, medicamentos injetáveis, troca de dispositivos (gastrostomias e cateteres vesicais), fisioterapia respiratória e motora (indicações específicas) e equipe multiprofissional para pacientes em cuidados paliativos. 

As solicitações de atendimento deverão considerar os critérios específicos de cada modalidade e acompanhar os documentos abaixo relacionados.

Deve ser enviada a Ficha de Encaminhamento ADUC ou relatório médico contendo: 

  • Justificativa da indicação; 
  • Diagnóstico e CID; 
  • Histórico da internação / quadro clínico; 
  • Condições gerais do paciente;
  • Indicação do uso de oxigenoterapia, se houver;
  • Programação de alta/tratamento.

Para tirar dúvidas e obter mais informações, o cooperado pode entrar em contato com a ADUC pelo e-mail atendimentoaduc@unimedcampinas.com.br