241ª Edição | Junho – ESPECIAL ANO INTERNACIONAL DAS COOPERATIVAS

30.06.2025

Saúde, Sorriso e Conquistas. Isso é o que nos Une.

O Ano Internacional das Cooperativas e a Força do Cooperativismo

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, reconhecendo a importância crescente desse modelo de negócio baseado na colaboração, na democracia e no desenvolvimento sustentável.

Esta é a segunda vez que a ONU declara um Ano Internacional das Cooperativas. Na primeira, em 2012, o mundo acabava de deixar para trás os impactos da crise financeira global de 2008, e a entidade reconheceu o papel das cooperativas para a retomada econômica e a resiliência das pessoas e comunidades ligadas ao cooperativismo.

Com o tema “Cooperativas Constroem um Mundo Melhor”, a ONU destaca as cooperativas como uma das principais responsáveis pela economia mundial e ajuda a fortalecer esse modelo de negócio em vários setores.

Em todo o mundo, mais de 1 bilhão de pessoas fazem parte de alguma cooperativa, seja direta ou indiretamente, contribuindo para a geração de empregos, inclusão social e desenvolvimento local. Só no Brasil, o Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) contabiliza mais de 4,8 mil cooperativas, reunindo mais de 20 milhões de cooperados e gerando cerca de 500 mil empregos diretos.

As cooperativas estão presentes no cotidiano da sociedade de formas transformadoras: na saúde, nas finanças, na educação, no consumo e na agricultura. Elas são exemplos vivos de que é possível unir produtividade e solidariedade, lucro e responsabilidade, eficiência e propósito.

“Vejo com muita felicidade o reconhecimento do cooperativismo pela ONU. Isso fortalece uma visão que une os princípios do capitalismo com os do socialismo, e que é cada vez mais reconhecido e levado para as discussões.” – Dr. Odair Stopiglia, Presidente do Conselho de Administração – Unicred do Estado de São Paulo.

 

Unimed Campinas, Uniodonto Campinas e Unicred do Estado de São Paulo são muito mais do que instituições de saúde, odontologia e finanças: são pilares de um modelo de negócio que coloca as pessoas no centro das decisões. Em 2025, o Ano Internacional das Cooperativas reforça esse compromisso com um futuro mais justo e inclusivo.

Obrigado por fazer parte desse ideal com a gente!

Unimed Campinas, Uniodonto Campinas e Unicred do Estado de São Paulo: Intercooperação pela Vida

Em Campinas, três importantes cooperativas vêm construindo um legado que une saúde, bem-estar e planejamento financeiro: Unimed Campinas, Uniodonto Campinas e Unicred do Estado de São Paulo. Juntas, elas representam a essência do cooperativismo na prática e são exemplos de como a intercooperação pode gerar valor real à sociedade.

Fundada em 1970, a Unimed Campinas é uma das maiores e mais consolidadas cooperativas médicas do Brasil. Parte importante do Sistema Unimed, que agrega 340 cooperativas no total, a Unimed Campinas atende centenas de milhares de vidas na região com foco em qualidade, acolhimento, ética e sustentabilidade. Formada por mais de 3.600 médicos cooperados, ela segue expandindo sua atuação com responsabilidade social e inovação.

Por sua vez, a história da Unicred do Estado de São Paulo começou dentro da Unimed Campinas, em 1993, quando um grupo de médicos percebeu a necessidade de uma cooperativa de crédito que atendesse às suas realidades e aspirações. O que nasceu como uma iniciativa restrita a profissionais da saúde, hoje se tornou uma cooperativa de livre admissão, aberta a pessoas físicas e jurídicas de todos os segmentos. A Unicred oferece soluções financeiras humanizadas, sustentáveis e com foco no desenvolvimento dos cooperados, que hoje somam mais de 15 mil, entre pessoas físicas e jurídicas.

Já a Uniodonto Campinas, com 46 anos de história, é especialista em saúde bucal e referência em odontologia cooperativista. Com uma ampla rede de dentistas cooperados – mais de 1.500 – a cooperativa promove acesso a odontologia de qualidade e personalizada. A Uniodonto Campinas contribui com o bem-estar da população ao cuidar de um dos principais símbolos da saúde e autoestima: o sorriso.

Essas três cooperativas caminham juntas. A Unicred do Estado de São Paulo nasceu na Unimed e apoia financeiramente os cooperados da saúde, odontologia. Hoje ela tem livre admissão de cooperados promovendo a educação financeira e atuando lado a lado com as demais cooperativas para fortalecer esse ecossistema regional. Saúde, Sorriso e Conquistas – Isso nos Une!

“Campinas é hoje um polo de cooperativismo na área da saúde, pois une a maior Uniodonto do Brasil, uma das maiores Unimeds do país, e a Unicred do Estado de São Paulo, que vem crescendo exponencialmente e oferece uma estrutura financeira aos cooperados que ajuda a fortalecer o desenvolvimento de suas estruturas de atendimento.” – Vladimir Borin, Presidente da Uniodonto Campinas.

 

E não por acaso, todas carregam em seus nomes o prefixo “Uni”, de unir, unidade, união. Mais do que uma coincidência linguística, esse elemento simboliza a essência do cooperativismo: pessoas que se juntam por um propósito maior.

Princípios Cooperativistas: Um Modelo Baseado em Pessoas

O cooperativismo se sustenta sobre sete princípios universais, como a adesão voluntária, a gestão democrática, o interesse pela comunidade e a autonomia. Diferente das empresas convencionais, nas cooperativas, os cooperados são os donos do negócio, participam das decisões e recebem os resultados de forma justa, proporcional à sua participação.

Além disso, cooperativas prezam por:

  • Atendimento humanizado: cada cooperado é tratado como pessoa, não como número.
  • Foco no coletivo: decisões que beneficiam o grupo.
  • Educação e formação contínua: promovem o crescimento pessoal e profissional dos seus membros.
  • Responsabilidade social e ambiental: promovem impacto positivo na comunidade onde atuam.

As cooperativas representam uma alternativa viável, ética e sustentável para os desafios do mundo contemporâneo. Em 2025, temos mais do que um marco simbólico. Temos uma oportunidade de olhar para o futuro com mais cooperação, solidariedade e protagonismo coletivo.

“Eu faço um convite aos médicos para que procurem entender mais sobre o cooperativismo. Considerando a quantidade de médicos no Brasil hoje e os mais de 40 mil que devem entrar na profissão por ano, é indiscutível que o cooperativismo é o modelo que melhor garantirá a distribuição do trabalho médico para esses profissionais.” Dr. Gerson Muraro Laurito, Diretor Presidente da Unimed Campinas.

 

Unimed Campinas, Uniodonto Campinas e Unicred do Estado de São Paulo são muito mais do que instituições de saúde, odontologia e finanças: são pilares de um modelo de negócio que coloca as pessoas no centro das decisões. Em 2025, o Ano Internacional das Cooperativas reforça esse compromisso com um futuro mais justo e inclusivo.

Obrigado por fazer parte desse ideal com a gente!