199ª Edição | Julho

É amanhã: Conversa com Cooperados

Convidamos você para participar da próxima edição do Conversa com Cooperados, que acontecerá amanhã, 30/07, às 19h, em formato híbrido (presencial e online).

Neste encontro, o Professor dos Programas de MBA e Pós MBA da Fundação Dom Cabral e Ensino Einstein, Luís F. V. Joaquim, falará sobre os Desafios atuais e futuros da Saúde e as estratégias dos principais concorrentes em Campinas e região.

O evento será realizado no Auditório Jeber Juabre (Av. Barão de Itapura, 1123 – Botafogo, Campinas), com vagas presenciais limitadas para os 100 primeiros inscritos.

A palestra será também transmitida ao vivo, por meio da plataforma Zoom, sendo necessária a inscrição prévia para participar.

Sua participação é fundamental e muito importante!

Faça a sua parte e evite as Fraudes e Desperdícios!

As fraudes e os desperdícios são problemas críticos na saúde suplementar, impactando significativamente as receitas do setor e, consequentemente, a qualidade dos serviços prestados aos pacientes.

A fraude envolve ações intencionais para obter benefícios financeiros ou vantagens ilícitas, como a falsificação de documentos para obter reembolsos de procedimentos não realizados. 

Já o desperdício resulta de ineficiências ou práticas inadequadas que geram custos desnecessários, como a solicitação de exames e procedimentos sem justificativa clínica ou em duplicidade.

Somente em 2022, a estimativa de impacto de fraudes e desperdícios no setor foi entre R$ 30 bilhões e R$ 34 bilhões, representando 12,7% das receitas do ano.

Um exemplo claro de desperdício é a solicitação de exames e procedimentos desnecessários, principalmente quando o paciente já os realizou por meio do pedido de um outro médico.

Esse comportamento, além de inflacionar os custos para as operadoras de planos de saúde, pode expor os pacientes a riscos desnecessários. A prática de pedir exames “por garantia” ou para evitar possíveis litígios legais pode parecer inofensiva, mas, em grande escala, representa um enorme desperdício de recursos que poderiam ser direcionados para melhorar o atendimento e a infraestrutura da saúde.

No caso das cooperativas de trabalho médico, como a Unimed Campinas, esse custo adicional impacta diretamente na valorização dos médicos cooperados.

Por isso, contamos com a sua colaboração para que, antes de fazer uma nova solicitação, verifique se o paciente já não realizou o mesmo exame recentemente e se o laudo pode ser reaproveitado para a sua avaliação clínica.

Saúde não tem preço, mas tem custo! 

E combater as fraudes e desperdícios é responsabilidade de todos. Caso identifique alguma situação suspeita, denuncie:

Canal de Transparência

Email: unimedcampinas@aloetica.com.br

Telefone: 0800-227-7336

aloetica.com.br/unimedcampinas

O próximo plantão da PrevPlan está chegando!

Nesta quarta-feira, dia 31 de julho, acontece mais um plantão da PrevPlan, empresa especializada em consultoria previdenciária. 

Os plantões estão sendo realizados de forma online e é necessário agendamento para participar.

Os cooperados interessados podem reservar um horário clicando no botão abaixo.

Atletismo: conheça as principais modalidades!

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 começaram oficialmente na última sexta-feira e atletas de 204 países já estão competindo por medalhas em diferentes modalidades esportivas.

Uma das mais antigas e tradicionais é o atletismo, que já fazia parte dos primeiros Jogos Olímpicos, na Grécia Antiga. Composto por por diversas disciplinas que testam a resistência, velocidade, força e habilidade dos atletas, esta modalidade divide-se principalmente em três categorias: corridas, saltos e lançamentos.

As corridas incluem provas de velocidade, como os 100 metros rasos, provas de longa distância, como a maratona, e corridas de meio-fundo, como os 800 e 1500 metros. Além disso, há corridas com obstáculos e revezamentos, que exigem técnica e trabalho em equipe. 

Nos saltos, as modalidades principais são o salto em altura, salto com vara, salto em distância e salto triplo, cada uma requerendo técnicas específicas para maximizar a altura ou a distância alcançada.

Já os lançamentos abrangem o arremesso de peso, lançamento de disco, lançamento de martelo e lançamento de dardo, provas que testam a força e técnica dos atletas ao lançarem os objetos o mais longe possível. 

Desde 1998, a Unimed Campinas apoia a Escola de Atletismo ORCAMPI, que desenvolve talentos por meio de práticas esportivas e já mudou a história de centenas de pessoas.

Neste ano, duas atletas da Escola foram convocadas para representar a seleção brasileira de atletismo nos Jogos Olímpicos de Paris: Tiffani Marinho, nos 400m rasos, e Valdileia Martins, no salto em altura.

A ORCAMPI tem como foco crianças, adolescentes e jovens que, em sua maioria, encontram-se em situação de vulnerabilidade social. Além do patrocínio mensal, que é direcionado ao pagamento de parte da equipe de treinadores, alimentação e transporte, a Unimed Campinas oferece palestras com temas voltados à saúde e qualidade de vida, planos de saúde para atletas e treinadores, além de consultas e exames.

Atletas do Vôlei Renata são convocados para Paris 2024

O Vôlei Renata, time apoiado pela Unimed Campinas, terá três atletas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O levantador Bruninho e o ponteiro Adriano representarão a Seleção Brasileira, enquanto o oposto Bruno Lima jogará pela Seleção Argentina. Além deles, o central Judson está em Paris para auxiliar a Seleção Brasileira e vivenciar a experiência olímpica.


Adriano, um dos melhores ponteiros da última Superliga Masculina, fará sua estreia olímpica após ser uma figura constante na seleção brasileira desde 2022. Ele possui conquistas notáveis, como o título Sul-Americano em 2021, medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023 e bronze no Mundial de 2022. Bruninho, veterano com cinco participações olímpicas, foi campeão na Rio-2016 e tem duas medalhas de prata (Pequim-2008 e Londres-2012), além de inúmeros títulos em competições internacionais pela seleção.

Com o apoio da Unimed Campinas, o projeto do Vôlei Renata vai além do esporte e desenvolve ações que buscam diminuir as desigualdades sociais. Por meio da troca de ingressos por alimentos não perecíveis para os jogos que acontecem no ginásio do Taquaral, por exemplo, a equipe contribui com o Banco de Alimentos Municipal, que atende mais de 100 entidades e beneficia milhares de pessoas.