185ª Edição | Abril

Orientações para Grupos de Injetáveis - ADUC

22.04.2024

A ADUC – Assistência Domiciliar da Unimed Campinas realiza atendimento em caráter temporário, especializado e multidisciplinar em domicílio, proporcionando melhoria na qualidade de vida do paciente e de seus familiares.

O serviço oferece diversas modalidades de atendimento. Vamos detalhar o processo de medicamentos injetáveis.

As solicitações de atendimento deverão considerar os critérios específicos e acompanhar os documentos abaixo relacionados.

Deve ser enviada a Ficha de Encaminhamento ADUC ou relatório médico contendo: 

  • Justificativa da indicação; 
  • Diagnóstico e CID; 
  • Histórico da internação / quadro clínico; 
  • Condições gerais do paciente;
  • Programação de alta/tratamento.

As solicitações de alta/tratamento para os beneficiários assistidos na modalidade de medicação injetável deverão ser enviadas ao e-mail:

O envio deve ser feito té às 11h00, com 24 (vinte e quatro) horas de antecedência à alta hospitalar, sendo que esta deverá ser efetivada após confirmação e autorização da ADUC. Solicitações recebidas após este horário serão agendadas para o próximo dia.

Após o processo autorizado será realizado o contato por telefone para agendar a data e horário em que o medicamento deve ser retirado na Farmácia ADUC. É importante que não compareça sem um agendamento, pois o medicamento não estará disponível.

Requisitos:

  • Estar com o plano de saúde ativo junto à Unimed Campinas ou outra singular que autorize o  atendimento pela ADUC em âmbito domiciliar;
  • Residir em Campinas ou região (área de ação sujeita a consulta prévia de disponibilidade);
  • Aprovação da equipe ADUC, após auditoria em receita e disponibilidade do medicamento solicitado.

Os pacientes atendidos apenas para este grupo continuam a realizar acompanhamento clínico com o médico de origem.

O acompanhamento da ADUC será exclusivamente para administração e/ou fornecimento da medicação, conforme prescrição médica, no período vigente da receita.

A ADUC não presta serviço de urgência e emergência.

O horário de atendimento da ADUC ocorre todos os dias, das 08 às 18 horas, incluindo feriados e fins de semana. As solicitações deverão ser enviadas exclusivamente para:

Orientações para os beneficiários (pacientes) 

São deveres do paciente:

  • O asseio corporal e promover a manutenção do ambiente sempre higienizado;
  • Garantir o tratamento digno e respeitoso aos profissionais da equipe ADUC, sem preconceito de raça, credo, cor, idade, sexo ou qualquer outra forma de preconceito, bem como a sua segurança e integridade física durante os atendimentos;
  • Comunicar caso haja qualquer mudança de endereço, telefone e do cuidador/responsável;
  • Permanecer em sua residência nos dias e horários agendados para receber o tratamento. Caso contrário, perderá a dose da medicação e o profissional retornará somente no próximo horário do medicamento;
  • Seguir as instruções recomendadas pela equipe ADUC, sendo responsável pelas consequências da sua recusa, implicando em alta administrativa, caso não ocorra;
  • Retirar na ADUC (paciente ou familiar/responsável), o medicamento e os materiais para administrá-los, de 07 a 10 dias. Caso o uso ultrapasse a quantidade de 07 dias, será entregue na residência do paciente pela ADUC;
  • Informar as mudanças inesperadas do seu estado de saúde atual (paciente ou responsável) aos profissionais responsáveis pelo seu tratamento na ADUC;
  • E em caso de internação, suspensão ou término do tratamento, deverá ser comunicado a ADUC no prazo de 24 horas e obriga-se a devolver os medicamentos e materiais não utilizados no prazo de 48 horas sob pena de ter que arcar com os custos no caso de não devolução;

Quando Retirar?

Após o processo autorizado, a Equipe ADUC entrará em contato por telefone para agendar a data e horário em que o medicamento deve ser retirado na Farmácia ADUC. É importante que não compareça sem um agendamento, pois o medicamento não estará disponível.

Como retirar?

Comparecer no dia e horário marcado, à Farmácia ADUC, localizada no térreo do Centro de Promoção à Saúde da Unimed Campinas: Av. Andrade Neves, 655/683, Centro – Campinas/SP.

  • Apresentar um documento com foto do paciente e realizar o preenchimento do Termo de Compromisso de Medicação Injetável ou Alto Custo, que será fornecido no local.

Como Armazenar e transportar corretamente?

  • Manter os medicamentos em local fresco e arejado, ao abrigo de luz e calor, ou conforme orientação farmacêutica. 
  • Programar itinerário para que os medicamentos permaneçam o menor tempo possível dentro do veículo.

O próximo plantão da PrevPlan está chegando!

Nesta quarta-feira, 24 de abril, acontece mais um plantão da PrevPlan, empresa especializada em consultoria previdenciária. 

Os plantões estão sendo realizados de forma online e é necessário agendamento para participar.

Os cooperados interessados podem reservar um horário clicando no botão abaixo.

Nova Norma Técnica

A Unimed Campinas informa que entrará em vigor a nova versão da Norma Técnica abaixo relacionada, que está disponibilizada para consulta no Canal do Cooperado.

Para acessá-la, basta selecionar, no menu superior, a opção “Normas > Normas Unimed Campinas > Normas Técnicas”.

41301099 – COLETA DE MATERIAL CÉRVICO-VAGINAL

  • Versão 00
  • Vigência a partir de 24.04.2024