145ª Edição | Junho

Procedimento para Solicitações de Reembolso

A prática de reembolso não está prevista nas condições contratuais dos planos, contudo, poderá ser analisada pela Cooperativa em situações excepcionais.

Para análise da solicitação de reembolso, é necessário preencher a solicitação disponível no Canal do Cooperado (Cooperado > Área de solicitações > Nova Solicitação) e apresentar os seguintes documentos: 

  1. Laudos e/ou exames que comprovem a necessidade do tratamento (pré e pós-operatório); 
  2. Descrição da conta hospitalar (se houver); 
  3. A fim de comprovar a quitação de Nota Fiscal, deve ser apresentado um recibo original emitido pela empresa e comprovante de transação bancária (transferência, compensação de cheque, comprovante do cartão débito ou crédito);  
  4. No caso de recibos emitidos por pessoa física, devem conter carimbo, CPF e assinatura, sendo necessária a apresentação do recibo original. Caso o carimbo não informe o CPF, o mesmo pode ser preenchido a próprio punho pelo emitente. 
  5. O recibo e/ou Nota Fiscal deve conter a descrição de todos os serviços (procedimentos realizados); 

Caso não sejam entregues os comprovantes de pagamentos, conforme descrito acima, o reembolso não poderá ser realizado pela Unimed Campinas.

Para o recebimento do reembolso, deve ser anexado ainda o comprovante de titularidade da conta bancária do destinatário da nota fiscal/recibo (desconsiderar este item se a solicitação for para médico cooperado e este desejar receber na mesma conta em que recebe a produção médica). 

Salientamos que todo processo de reembolso exige análise prévia do departamento Financeiro e Auditoria Médica, com base na Tabela Unimed Campinas e conforme rol de procedimentos cobertos pela Agência Nacional de Saúde – ANS.

Faça parte do Doe +

O Programa Doe + é uma iniciativa da Unimed Campinas que há mais de 20 anos beneficia Organizações da Sociedade Civil de Campinas e região, por meio da doação de valores em dinheiro por parte de médicos cooperados e colaboradores.

A quantia arrecadada é utilizada para viabilizar diferentes projetos, que promovem a melhoria da assistência oferecida pelas instituições selecionadas. Esses projetos podem incluir reformas estruturais, compra ou reparo de móveis e equipamentos, entre outros.

Uma vez realizada a adesão ao Doe +, as contribuições são feitas de maneira voluntária e recorrente. No caso dos médicos cooperados, o valor escolhido é descontado mensalmente da produção médica. Além disso, a Unimed Campinas também contribui para o Programa, doando um valor igual ao arrecadado mensalmente, permitindo que mais instituições sejam beneficiadas.

Qualquer instituição que atue na área de abrangência da Unimed Campinas pode inscrever seu projeto no Doe +. Uma vez inscrito, o Núcleo de Responsabilidade Social, juntamente com o Comitê Doe +, formado por colaboradores contribuintes do Programa, avaliam alguns critérios importantes para a deliberação, como a quantidade de pessoas beneficiadas, relevância do projeto para a comunidade, orçamento disponível, urgência na implementação, entre outros.

Para fazer parte do Doe + é muito fácil! Basta realizar sua adesão, por meio do formulário disponível no botão abaixo, e indicar o valor que deseja doar mensalmente. É possível contribuir com qualquer quantia, a partir de R$ 1,00.

Para conhecer todos os detalhes do Doe +, você também pode acessar a página do Programa, por meio do botão abaixo.

Inadimplência de boletos de produção negativa

Informamos que os boletos de Produção Negativa, em caso de inadimplência, serão acumulados com juros na produção médica subsequente.

Esse tipo de boleto é gerado nas situações em que os débitos mensais do cooperado (ex. PAF, PAH, seguro de vida, Uniodonto, SMCC etc.) são maiores que os créditos recebidos pela produção médica. 

Esta mudança está vigente desde a competência 06/2023 (vencimento 20/07/2023) e a recomendação é que, para sua comodidade, seja feito o cadastro do e-mail para o recebimento do boleto digital.

Conheça os critérios de elegibilidade da ADUC

A ADUC – Assistência Domiciliar Unimed Campinas oferece diversas modalidades de atendimento, como curativo domiciliar e ambulatorial, oxigenoterapia, fisioterapia respiratória e motora (indicações específicas) e equipe multiprofissional para pacientes em cuidados paliativos.

Para cada uma dessas modalidades existem critérios de elegibilidade específicos, que consideram a condição clínica e indicação do tipo de atendimento.

Confira abaixo os critérios gerais para o atendimento domiciliar

  • Ser cliente da Unimed Campinas, excluindo os casos de carência e inadimplência do plano;
  • Residir na área de abrangência da Unimed Campinas (área de ação sujeita a consulta prévia de disponibilidade);
  • Residir em ambiente com suprimento de água potável, energia elétrica e meio de comunicação;
  • Residir em local que possua acessibilidade para a entrada de ambulância (Unimed Help) e acesso à rede de transporte público;
  • Ser acamado, com acessibilidade restrita inclusive para cadeira de rodas;
  • Atender aos critérios de elegibilidade da modalidade de atendimento indicada na solicitação médica;
  • Dispor um cuidador responsável, apto a realizar os cuidados e disponível 24 horas por dia.

O papel do cuidador é fundamental para o sucesso do atendimento domiciliar, já que auxilia nas atividades de vida diárias e promove a integração do paciente com o tratamento. Sua função é exercer o cuidado seguindo as orientações dos profissionais da equipe.

Para tirar dúvidas e obter mais informações, o cooperado pode entrar em contato com a ADUC pelo e-mail aduc@unimedcampinas.com.br.

O próximo plantão da PrevPlan está chegando!

No dia 28 de junho (quarta-feira), acontece mais um plantão da PrevPlan, empresa especializada em consultoria previdenciária. Os plantões estão sendo realizados de forma online e é necessário agendamento para participar.

Os cooperados interessados podem reservar um horário clicando no botão abaixo.